Importancia do seguro na gestão empresarial
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
GABINETE DE INSPECÇÃO
RELATÓRIO FINAL DA INSPECÇÃO REALIZADA À ENANA BENGUELA
1. INTRODUÇÃO
1.1 No âmbito do Plano Anual de Actividades do Gabinete de Inspecção para 2011, aos 7 de Maio, o Exmo Senhor Inspector-geral do Ministério dos Transportes exarou a ordem de Inspecção nº04/11 que determinou a realização de uma inspecção aos terminais aeroportuários de Benguela e Catumbela.
1.2 A equipa de inspectores foi coordenada pelo inspector Carlos Manuel Chefe do Departamento de Instrução Processual do G.I e integrada pelos inspectores José Soares, Suzana Cahíngua e Aguinaldo Panzo.
1.3 A inspecção teve por objectivo, avaliar os aspectos ligados a administração, exploração dos terminais aeroportuários, bem como a execução física das obras. A equipa adoptou como metodologia de trabalho a entrega de um questionário contendo os elementos essenciais, cujas respostas deveriam ser suportadas documentalmente.
1.4 Os trabalhos tiveram inicio no dia 8 de Junho do ano corrente, com um encontro de trabalho para apresentação da equipa de inspectores ao Director do aeródromo de Benguela e o seu coadjuvante, para explicação do âmbito e objectivos da inspecção, bem como a entrega do questionário.
2.DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS
2.1 GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
O Aeródromo provincial de Benguela é um Departamento da ENANA-EP e está estruturado da seguinte forma: - Director do aeródromo; - Serviços de Navegação Aérea; - Serviços Administrativos; - Serviços de Operações Aeroportuárias (Despacho); - Segurança (AVSEC); - Serviços de Informação Aeronáutica; - Informática.
O Terminal aeroportuário de Benguela, do ponto de vista hierárquico depende da direcção da empresa ENANA, EP e do ponto de vista metodológico recebe instruções das áreas de especialidades.
Para o cumprimento das suas tarefas possui um quadro de pessoal