Modelagem de dados
Segundo Chen, a visão de uma dada realidade, baseia-se no relacionamento entre entidades, os quais retratam os fatos que governam esta mesma realidade, e que cada um (entidade ou relacionamento) pode possuir atributos (qualificadores desta realidade).
O conceito de abstração permite ao analista separar da realidade em estudo, as partes que são realmente relevantes para o desenvolvimento do sistema de informações e excluir da modelagem todos os aspectos que não exercem influência sobre o ambiente a ser modelado.
O objetivo da modelagem de dados é possibilitar a apresentação de uma visão única não redundante e resumida dos dados de uma aplicação. Também nos ajuda a entender a estrutura e o significado dos dados. No desenvolvimento de aplicações em banco de dados, o Modelo Entidade Relacionamento (E-R) é o mais largamente utilizado para a representação e entendimento dos dados que compôem a essência de um sistema de informações.
A Modelagem de Dados é amplamente utilizada como meio de conhecer os problemas organizacionais e projetar soluções.
Componentes do Diagrama E-R (Peter Chen):
- Retângulos: representam conjuntos-entidade
- Elipses: representam atributos
- Losangos: representam conjuntos-relacionamento
- Linhas: ligam atributos a conjuntos-entidade e conjuntos-entidade a conjuntos-relacionamento
Modelo conceitual
Ao se utilizar Modelagem Conceitual de dados com a técnica de Entidade e Relacionamentos, obteremos resultados e esquemas puramente conceituais sobre a essência de um sistema, ou melhor sobre o negócio para o qual estamos desenvolvendo um projeto, não representando-se procedimentos ou fluxo de dados existentes.
Chen dedicou-se a destacar a importância de reconhecer os objetos que compõem este negócio, independentemente de preocupar-se com formas de tratamento das informações, procedimentos,