quadro de abordagens
Educação
Escola
Professor-aluno
Abordagem Tradicional
Acredita-se que o conhecimento é algo acumulativo, ou seja, tem a função de armazenar muitas informações. Tem a preocupação com o passado a ser imitado, o aluno tem que memorizar tudo o que é “ensinado”.
A educação é considerada como uma instrução, tudo que se deve aprender já está pré-estabelecido, nada foi alterado da maneira que no passado era ensinado.
A escola é somente para o aprendizado do aluno, feito para que o aluno não se destraia. O papel da educação é de ajustamento social.
O Professor é que detém o poder decisório, cabe a ele informar e conduzir de acordo com os objetivos que são externos, que são impostos pela sociedade.
Abordagem Comportamentalista
O conhecimento é uma descoberta nova para quem a descobre, porém já estava no mundo exterior, ou seja, o conhecimento é algo que já existia no mundo exterior.
A educação ensina conhecimentos e comportamentos éticos, praticas sócias. Promove mudanças nos indivíduos que podem ser novos conhecimentos e modificações do que já existe.
A escola deve manter conservar e modificar os padrões de comportamentos aceitos pela sociedade tem a função de ensinar comportamentos sociais
O Professor tem o papel de planejar e desenvolver um sistema de ensino que faça o aluno ter conhecimento mais amplo em pouco tempo e com poucos custos.
Abordagem Cognitivista
È considerado uma construção continua a passagem de um estagio para de desenvolvimento para o próximo é formado por novas estruturas que ainda não existiam.
Provocar situações desequilibradoras para o aluno, com isso as crianças criam noções e operações na qual elas vivem intensamente isso ajuda o seu desenvolvimento. Fazer com que o aluno tenha curiosidade de ter mais conhecimento.
A escola tem que deixar que o aluno aprenda por si próprio,