quadro das abordagens
ASPECTOS
ABORDAGEM
ESCOLHIDA
JUSTIFICATIVA
ÊNFASE
Sócio-cultural
Eu acredito que se deva levar o aluno a pensar criticamente sobre cada conhecimento transmitido e incentivá-lo a refletir mostrando-lhe o poder amplo da educação.
PROFESSOR
Construtivista
Acredito que o aluno traz conhecimentos que devam ser respeitados e apresentar sempre algo novo que resulte na evolução de algo já aprendido.
ALUNO
Humanista
Vejo o aluno (como me vejo) como um ser único, que já traz conhecimentos, que necessitam de situações desafiadoras que o leve a adaptações e mudanças.
CONHECIMENTO
Construtivista
Acredito nesta abordagem que se apoia em conhecimentos assimilados numa evolução contínua, permanente, “curiosidade epistemológica” – como diz Paulo Freire.
AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Sócio-cultural
Acredito que o aluno deva ser conscientizado de que o processo de conhecimento se faz através de pensamento e prática dentro da situação social em que vive.
ENSINO-APRENDIZAGEM
Cognitivista
Concordo com essa abordagem quando diz: deve-se “aprender a aprender”, exercitando a inteligência, propondo situações novas para pensar, solucionar.
PROGRAMA
Construtivista
Acredito em um programa feito por atividades sempre visando novas e progressivas formas de aprendizagem.
METODOLOGIA
Sócio-cultural
Entendo e acredito que quando temos uma representação do real quando ensinamos algo, há maior possibilidade para questionamentos, entendimento, constatações e que tudo isso deva ser feito junto com o professor.
AVALIAÇÃO
Cognitivista
Por fim, acredito que a aprendizagem do aluno deva ser avaliada. Uma avaliação qualitativa no seu desenvolvimento, com uma variação de critérios que possam identificar se o aluno conseguiu assimilar para poder