Quadro Síntese Abordagens de Ensino
Conhecimento
Educação
Escola
Professor-aluno
Abordagem Tradicional
Parte-se do pressuposto de que a inteligência seja a capacidade acumular e armazenar informações. Os alunos são apresentados somente os resultados desse processo, para que sejam armazenados. Para o indivíduo que está "adquirindo" conhecimento compete apenas memorizar definições e resumos que lhes são oferecidos no processo de educação formal.
A educação tem como função a instrução, caracterizada como transmissão de conhecimentos e restrita à ação da escola. Trata-se, pois, da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente.
A escola é o lugar onde se realiza a educação, a qual se restringe, a um processo de transmissão de informações em sala de aula e funciona como uma agência organizadora de uma cultura complexa.A escola para essa abordagem se preocupa mais com a variedade e quantidade de noções/informações do que com a formação do pensamento reflexivo do aluno.
O professor-aluno é vertical, sendo que o professor detém o poder quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc.
Abordagem Comportamentalista
O conhecimento é o resultado da experiência.
A educação está ligada à transmissão cultural. A educação deverá transmitir conhecimentos , assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo e ambiente.
Cabe à escola manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamentos aceitos como úteis e desejáveis em uma sociedade, ou seja, direcionar comportamento humano para a sociedade na busca da educação.
Ao professor cabe o controle do processo de aprendizagem e responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema em que o desempenho do aluno seja maximizado considerando, economia de tempo, esforços e custos, por fim nessa abordagem o professor é considerado um planejador de contingências e engenheiro comportamental.