tabela de comportamento organizacional
Personalidade é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, se refere ao pensar, sentir e agir.
Personalidade é um conjunto de peculiaridades que caracterizam e diferenciam um indivíduo dos outros.
A personalidade tem vários fatores que influenciam nas atitudes das pessoas, como, a forma física, a inteligência, a criatividade, está ligada também a postura de valores, como por exemplo a honestidade assim julgando como certo ou não.
Comportamento é a maneira de se comportar (reagir, portar – se), trata – se do modo de proceder das pessoas pelos estímulos ao seu redor.
Na visão da psicologia, comportamento é tudo aquilo que faz o ser humano perante seu meio envolvente, ou seja, a interação de cada deles em seu meio ambiente, isso tanto o bom comportamento como o mau comportamento.
2.1. Percepção / Concepção e comportamento Individual
Percepção é a maneira como nós vemos, julgamos, conceituamos e qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos.
Para a maioria dos profissionais em psicologia, a percepção diz respeito ao processo através do qual os objetos, pessoas, situações ou acontecimentos reais se tornam conscientes.
Concepção, no âmbito da psicologia, é o ato de entender ou criar uma ideia, um modo de ver ou sentir, maneira pessoal de enxergar, sentir ou compreender algo.
Alba Lourenzão Extroversão: A pessoa é gregária, assertiva e sociável. Percepção: publicamente expressiva, crítica, teórica e inovadora.
Implicação negativa: fala muito, critica muito, é inovadora, porém vive com a cabeça nas nuvens, não trata os problemas com seriedade de forma necessária, repassando muitas vezes a sua responsabilidade.
João Maria Lourenzão Consciência: trabalhadora, organizada, confiável. Percepção: quieto, reservado, concentrado, pensa antes de falar e muito reflexivo.
Implicação Negativa: não