ribeiro resumo
Raphaela Carvalho Nogueira
707 - MANHÃ
HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA
RECIFE - PE
09 de MAIO de 2014 RIBEIRO ,Darcy. Matriz Tupi. Documentário “O Povo Brasileiro.” (1995)
Ninguém poderia imaginar com o fim da Segunda grande guerra a reinvenção do povo Brasileiro. Surgimos dos índios Tupis, dos negros que acreditavam nos Orixás e portugueses “descobridores”.
O Brasil nasceu sob o símbolo de utopia, a morada de Deus .Há anos encontraram cartas com o nome de Ilha Brasil ,mas os portugueses precisavam reafirmar isso em cartório ,de maneira legal para eles o nome de batismo Brasil, uma terra que já existia.
Os Brasis, costumavam ser caracterizados pela língua. Os tupis Guaranis saíram hipoteticamente da Amazônia para o Sul, Centro-Oeste e Nordeste tupiniquim e curiosamente voltaram até suas origens e deixaram um quadro, no qual, um dia os portugueses um dia foram encontrar.
Assim esses povos sabiam de tudo, do nome de cada bichinho ,de planta ,do que comiam e do que faziam. Viviam da caça, da pesca.
O Índio por sí já se bastava, era autossuficiente. Fazia parte da floresta, era um povo com seus costumes ,crenças e religião.
Possuíam línguas diferentes, mas basicamente possuíam características que os uniam ,num grupo indígena não há segredos, tudo é passado para todos. O chefe é o mais sábio, porém não manda em ninguém ,e acharia engraçado alguém o ordenar a algo. Os é importante ,também a genealogia ,há sinais que também, alguns deles eram canibais.
Herdamos deles centenas de frutos ,ervas , o hábito do banho diário, e o mais importante é o povo viver inerente a natureza.
O índio festeja o plantio ,a colheita, não festeja, mas cultua a morte.O índio se produz, se pinta,dança . Para nós ,é muito aceitarmos tamanha beleza.
RIBEIRO ,Darcy. Matriz Lusa. Documentário “O Povo Brasileiro.” (1995)
Os Portugueses ,era um povo que usava a