Darcy Ribeiro resumo
Darcy Ribeiro inicia essa obra “O Povo Brasileiro” com um prefácio relatando os desafios enfrentados na elaboração deste livro, cuja escrita como alega o autor foi retomada inúmeras vezes com o objetivo de alcançar uma forma ideal que esse livro deveria ter.
No decorrer dos anos em que esses escritos estiveram engavetados, Darcy afirma que escreveu outros livros com temáticas bem diversificadas, inclusive quatro romances. Nessa jornada decorrida durante esses escritos, o autor politicou bastante, ocupando cargos de destaques no cenário político brasileiro. Ribeiro aponta que a primeira tentativa de escrever esta obra ocorreu em meados da década de cinquenta, mas devido a algumas outras ocupações o livro permaneceu em segundo plano. Contudo desde início o escritor tinha o propósito de conceber um retrato de corpo inteiro do Brasil. Segundo o autor a primeira versão do livro concebeu-se durante o seu primeiro exílio no Uruguai, mas para ele esses escritos ainda não respondiam a questões fundamentais resumíveis na frase: Por que o Brasil ainda não deu certo?
Ribeiro relata que o sentimento da necessidade de uma teoria geral que tornasse o Brasil explicável nos seus próprios termos, baseada em uma experiência histórica própria o motivou a escrever esta obra e inúmeras outras anteriores a esta. O antropólogo afirma que as outras teorias eram demasiadamente eurocêntricas e não davam conta de explicar o Brasil. Essa ânsia de uma teoria do Brasil englobado na história humana o levou a ousadia de propor toda uma teoria da história, pois as alternativas oferecidas até o momento eram impotentes.
Darcy Ribeiro relata neste prefácio que escreveu cinco livros que serviram de base para a continuidade dos escritos do “O Povo Brasileiro”, pois estas obras anteriores de acordo com o escritor tornavam o Brasil explicável. No caso foram: O processo civilizatório; As Américas e a civilização; O dilema da