escola
A epilepsia é um conjunto desordens neurológicas caraterizadas por descargas elétricas anormais dos neurónios, as quais podem gerar convulsões.
As crises epilépticas podem ter manifentações variadas de acordo com a área cerebral atingida: sintomas motores, sensítivos, visuais , psiquicos etc…são geralmente de curta duração ( menos de 2 min) e com iguais sintomas nas diferentes crises.
Diagnóstico
O diagnóstico da epilepsia é um diagnóstico clínico, ou seja, o doente conta ao médico o que sente ou uma testemunha( familiares ou colegas ) descrevem os episódios de crise .
Sinais e sintomas
As características das convulsões, variam depende da área do cérebro na qual o distúrbio começa e como se propaga.
Podem ocorrer os seguintes sintomas:
Esquecimento súbito;
Desmaios ;
Distúrbios do movimento;
Distúrbios de sensações ( incluindo visão, audição e paladar)
Distúrbios de humor ( como depressão e ansiedade)
É tambem comum que os episódios de convulsão resultem em ferimentos e dificuldade de socialização.
Causas
Existem várias causas para a epilepsia uma vez que existem muitos fatores que podem danificar os neurónios ou a forma como estes comunicação entre si. No entanto as coisas mais frequentes são:
Defeitos congênitos ou doenças genéticas associadas a malformações cerebrais;
Ferimentos graves na cabeça;
Algumas síndromes genéticas…
Fatores desencadeadores de crises
Mudança de temperatura corporal;
Privação do sono;
Ingestão de álcool;
Febre;
Ansiedade…
Os fatores de desencadeadores também dependem da área do cerebro atefada. As crises podem surgir ao ver televisão, jugando jogos de computador ou em bares e discutecas, devido á forte exposição do cerebro a fatores que ativam a sua atividades em excesso.
Tratamento
O principal tratamento é feito á base de medicação anticonvulcivante e é administrada de acordo com o tipo de crise, a idade, as interações medicamentosas e os