Padronização da solução de NaOH
As titulações são amplamente utilizadas em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínase muitas outras espécies. As titulações são baseadas em uma reação entre o analito (titulado) e um reagente padrão conhecido como titulante (SKOOG, et al, 2006).
O princípio da titulação é baseado na determinação da quantidade de um reagente de concentração conhecida que é requerida para reagir completamente com o analito. O reagente pode ser uma solução padrão de uma substância química ou uma corrente elétrica de grandeza conhecida (SKOOG, et al, 2006).
Dependendo do método utilizado na titulação pode-se classificar em três tipos diferentes sendo eles volumétrica, gravimétrica e coulométrica. A primeira se diferencia por medir o volume do titulante, a segunda por medir a massa e a ultima por usar a corrente elétrica conhecida.
2. Objetivo Treinar a técnica de pesagem, ilustrar as técnicas de preparação e padronização de solução aquosa de hidróxido de sódio 0,1mol/L para posteriormente determinar a acidez de uma amostra de vinagre.
3. Fundamentação Teórica
A titulação refere-se a um processo no qual o reagente padrão é adicionado à solução de um analito até que a reação entre os dois seja julgada completa. Durante a titulação, ocorre a passagem por dois pontos, o ponto de equivalência e o ponto final, sendo que no experimento o ponto de equivalência pode ser calculado, mas não visto, já o ponto final é o ponto que ocorre a mudança na coloração de acordo com o indicador.
O ponto de equivalência em uma titulação é um ponto teórico alcançado quando a quantidade adicionada de titulante é quimicamente equivalente à quantidade de analito na amostra. O ponto final é um ponto na titulação quando ocorre uma alteração física associada à condição de equivalência química (SKOOG, et al, 2006)
Para a realização da titulação é necessário segundo SKOOG, et al (2006), que o titulante