Modelagem de dados
1. Modelo de Dados
É uma imagem gráfica de toda a base de informações necessárias para um determinado empreendimento.
2. Modelo de Entidade Relacionamento
É a principal ferramenta gráfica para representação do Modelo de Dados e foi proposto por Peter Chain. Tem a finalidade de identificar entidades de dados e seus relacionamentos.
3. Modelagem de Dados
Técnica aplicada à construção de modelos de dados.
4. Entidade
Objeto ou evento do mundo real, distintamente identificado e tratado como uma categoria definida, acerca da qual armazenamos dados. Ex.:
1) Entifísico ou Jurídico (Funcionário, Cliente, Aluno, etc.) 2) Documento (Nota Fiscal, Ordem de Serviço, etc.) 3) Local (Departamento, Unidade, etc.) 4) Histórico (Histórico escolar, diário, Vendas Acumuladas, etc.) 5) Enti-Material (Matéria-prima, produto, etc.)
Sua representação:
4.1 - Entidade de Dados (Supertipos)
Podem ser subdivididas em diversas categorias de elementos (Subtipos), cada uma se caracterizando por atributos específicos.
Pessoa
Física Jurídica
4.2 - Tipos de Entidade
1) Fundamental;
Empregado
2) Associativa ou derivada de relacionamento;
Reclamação Rec_Ass Assinante
3) Atributiva; 4) Fortes e Fracas
(entidade forte) (entidade fraca) Banco Agência
5. Atributos
Dados elementares que permitem descrever a entidade ou relacionamento. Podem ser monovalorados ou multivalorados. Monovalorados são aqueles que possuem uma única opção. Ex. Identidade. Multivalorados são aqueles que podem mais de uma opção. Ex.: Sexo : “Masculino” ou “Feminino”.
6. Domínio
Conjunto de valores possíveis do atributo.
7. Tupla
É o elemento do conjunto de uma entidade. É uma estrutura de atributos intimamente relacionados e interdependentes que residem em uma entidade específica. É similar a um