Modelagem Ambiental - Analise de Sistemas
Usando a analise essencial o analista de sistemas desenvolvera um novo projeto utilizando paradigmas de programação estruturados e concluindo o pode estudar melhorias e automatizar processos.
O primeiro enfoque é a modelagem ambiental que estuda os elementos e soluções inseridas no ambiente. A analise começa com a elaboração da declaração dos objetivos do sistema, nesta etapa o analista escreve um texto breve apresentando a proposta do sistema. O próximo documento deve ser elaborado com a etapa diagrama de contexto que oferece uma visão de alto nível do sistema, é um esboço apresentando as ligações entre entidades externas e o sistema. Em seguida será elaborada a lista de eventos que é a ultima etapa da modelagem ambiental, a lista de eventos defini que um estimulo externo realiza um ação dentro do sistema. Aqui se conclui a modelagem ambiental ( externa ) e o analista terá três documentos elaborados. A declaração dos objetivos do sistema é complementada com o diagrama de contexto, como também o diagrama de contexto é complementado com a lista de eventos.
O segundo enfoque é a modelagem comportamental que estudo o sistema e as ferramentas e linguagem de programação. Nesta fase existem mais atividades e documentos a serem elaborados. As primeiras atividades estão voltadas inicialmente para construção e documentação da base de dados (repositório que armazenará as informações do sistema). Iniciando com o diagrama de entidade – relacionamento, diagrama de estrutura de dados, normalizar dados e o dicionário de dados.
Depois o diagrama de fluxo de dados que detalha o fluxo de informações de entidades externas e fluxo de