gases
O hidrogênio apresenta-se de moléculas diatômicas, H2. Devido ao fato de ser encontrado em quantidades mínimas na natureza, o hidrogênio pode ser obtido através de reações químicas de compostos que o contenham, como água, alguns ácidos, algumas bases e hidrocarbonetos.
Para que se possa obter o gás de hidrogênio em laboratório, é necessário que se saiba escolher o ácido correto. Os mais apropriados são o H2SO4 ( Ácido Sulfúrico) diluído e, neste caso, o HCl diluído, pois estes não são oxidantes.
Para quantificar o volume de H2 formado na reação entre metal e ácido utiliza-se o estudo dos gases. Cujo princípio consiste em determinar o estado de um gás através de seu volume (V), número de mols (n), pressão (P) e temperatura (T) e a constante para os gases ideias (R), nas CNTP, como pode ser observado na equação 1. (1)
O valor da constante(R), nas CNTP é de 0,082 atm.L/ mol.K ou 8,314 J/mol.L.
A equação dos gases ideais é aplicada em condições de baixas pressões e altas temperaturas e quando submetidos a altas pressões e baixas temperaturas, esta equação atribui valor de volume nulo e o mesmo acontece com as interações intermoleculares.
Em “condições normais” esses gases não existem, mas o modelo pode ser utilizado para analisar sistemas mais complexos e obter relações entre as propriedades macroscópicas de um sistema no estado gasoso.
Materiais e Métodos
Esta aula pratica foi composta por experimentos de fácil execução. Foram feitos dois experimentos, utilizando a mesma técnica, porém com reagentes diferentes. Onde na primeira foi realizado com um pedaço de fita de magnésio e HCl ( ácido clorídrico ) e o outro experimento feito com uma certa quantidade