Analise De Sistemas E Modelagem Ambiental Atv 3
Docente: Andréia Cardoso
Discente: Marília Marques de Luca, Ra 11038710
Atividade 3 – Modelagem de qualidade da água
Modelo de Streeter-Phelps
Resumidamente, trata-se de um modelo matemático que relaciona dois dos principais mecanismos que definem a demanda de oxigênio dissolvido em um curso de água que recebe resíduos em seu curso: a decomposição de matéria orgânica e a aeração do oxigênio.
Basicamente, o modelo fornece uma visualização do comportamento do corpo d água em relação a quantidade de oxigênio dissolvido antes e depois da recepção do esgoto. Para que essa utilização seja viável, é utilizado um limiar mínimo de oxigênio dissolvido, que varia de acordo com a localização, e são oferecidos três possíveis cenários, ou seja, classificações para o esgoto a ser lançado. Sendo, cenário um: considera o lançamento do esgoto bruto. Cenário dois: considera um tratamento primário. O cenário três: considera um tratamento secundário. Então, observam-se quais cenários são adequados para os limites da localidade e determina-se o nível do tratamento para o esgoto antes de ser lançado. Caso não seja possível atender as condições legais, faz-se necessário encontrar outro curso.
Por se tratar de um modelo simples, vem sendo amplamente utilizado para a analise das condições de autodepuração de cursos de água antes que sejam lançados dejetos.
Exercício: Uma cidade e uma indústria lançam em conjunto os seus efluentes nãotratados em um curso de água. Após o lançamento, o curso de água percorre 50km até atingir o rio principal
a) Seguindo a planilha sugerida do modelo Streeter-Phelps, faça um gráfico da variação do oxigênio dissolvido (OD) pela distância (d) e obtenha os valores de tc e Cc, para a situação de esgoto bruto;
b) Refaça o item anterior para a situação de esgoto tratado, conforme: i) tratamento primário, eficiência de 30%; ii) tratamento secundário, eficiência de 70%.