Modas ferrovias
PROFESSOR: ELDER BERCHMANS CANTO DISCIPLINA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS – 9º SEMESTRE - DATA: 21/03/2013
ALUNOS: ANDRÉ MENDES DE ALMEIDA RA: 20270620 JANÍLSON MARCELO DOS SANTOS PAULO SÉRGIO RA: 20270618
TRANSPORTE FERROVIÁRIO INTERNACIONAL – EUROPA
“COMO A INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE AFETA A CADEIA DE SUPRIMENTOS”
1-) Meio de transporte ferroviário.
O trem foi o principal meio de transporte do século XIX, tendo sofrido grande expansão mundial entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, principalmente na Europa e na América do Norte. A primeira locomotiva foi construída na Inglaterra em 1804 pelo engenheiro e inventor Richard Trevithick. Em 1829, o Rocket, desenhado por George Stephenson, ganhou um concurso patrocinado pela companhia de transporte ferroviário Liverpool e Manchester Railway.
Grande número de ferrovias foi construído na Europa, ligando as áreas portuárias ao interior, bem como as capitais às diversas regiões, promovendo a integração nacional, estimulando o comércio e facilitando a circulação de pessoas e mercadorias.
Em países de grande extensão territorial, como os EUA e o Canadá, foram construídas grandes ferrovias (transcontinentais), algumas delas cruzando o território de leste a oeste, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Os 9.289 km de trilhos da Transiberiana ligam Moscou à costa do Pacífico. Essas ferrovias foram de grande importância na ocupação territorial de áreas distantes, na dinamização econômica e comercial, no maior controle governamental e na própria unidade e integração nacional.
Ferrovia Transiberiana.
Entre 1940 e 1960, verificou-se certa estagnação e até mesmo declínio das ferrovias, chegando muitas delas a ser desativadas. A causa dessa estagnação foi a expansão das estradas de rodagem em conseqüência do uso de novas fontes energéticas (petróleo, por exemplo).