Logistica de medicamentos
EXPANSÃO DA MALHA FERROVIÁRIA REGIONAL
Serrana
Junho/2012
EXPANSÃO DA MALHA FERROVIÁRIA REGIONAL
Com ênfase na implantação de um ramal ligando a cidade o município de franca e sua região.
WILLIAN MARTINS ROSA
THAÍS DIAS DE OLIVEIRA
RENATO TIAGO DE ALVARENGA
ROQUE
ESCOLA TÉCNICA ANGELO CAVALHEIRO
SERRANA-SP
JUNHO/2012
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO
2- OBJETIVOS
3- HISTÓRICO DO MODAL
4-TRAJETO DO PROJETO
5-VIABILIDADE ECONÔMICA
6- EXEMPLO DE RAMIFICAÇÃO JÁ EFETUADA
7-PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
8- CUSTOS DE IMPLANTAÇÃO
9- BIBLIOGRAFIA
10-ANEXOS
INTRODUÇÃO
O objetivo do nosso PTCC é abordar o tema malha férrea regional. Com a implantação de um ramal conectando as cidades de Altinópolis – SP à Franca – SP.
A grande demanda por transportes mais econômicos, como por exemplo, o modal ferroviário nos traz a reduções de custos. Historicamente as regiões de franca – SP e Ribeirão preto – SP possuíam ligações ferroviárias, porem com o sucateamento da malha férrea as duas regiões deixaram de possuir esta ligação, durante as décadas de 70 e 80.
Com este projeto de implantação de uma malha férrea de Altinópolis – SP à Franca – SP, estamos contribuindo para o escoamento da grande produção agrícola e industrial, das duas regiões, além de trazer de volta os tempos de intenso movimento que havia na época da antiga Mogiana. (Nome dado à antiga linha férrea que interligava as cidades de Ribeirão Preto – SP à Franca).
OBJETIVO
Demonstrar a viabilidade econômica do projeto, através de um estudo. Analisando fatores econômicos, topográficos, vocações das regiões.
HISTÓRICO DO MODAL
Invenção da locomotiva a vapor e construção da primeira malha férrea
Aumento do volume da produção de mercadorias e a necessidade de transportá-las, com rapidez, para os mercados consumidores, fizeram com que os empresários ingleses dessem apoio a George Stephenson (1781-1848), que apresentou sua primeira locomotiva em 1814. Foi o primeiro que obteve resultados concretos