Modais
1.Introdução
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação de serviço ao cliente. Este trabalho visa definir, caracterizar, classificar os modais de transporte de carga, estabelecendo uma comparação entre eles. Os principais tipos de modais de transporte são: aéreo, ferroviário, hidroviário, marítimo e rodoviário.
2.Classificação dos Modais de Transporte
2.1. Aéreo
É o modal que desempenha o papel de mais ágil entre todos, porém merece atenção especial em relação à estrutura que exige para o funcionamento. O modal aéreo é considerado o transporte de cargas para o futuro, pois a otimização logística exige cada vez mais eficiência e eficácia no atendimento às necessidades. Este tipo de transporte é utilizado principalmente nos transportes de cargas de alto valor unitário (artigos eletrônicos, relógios, alta moda, etc) e perecíveis (flores, frutas nobres, medicamentos, etc). Como exemplos deste meio de transporte estão os aviões dedicados e aviões de linha. O transporte aeroviário é o que tem custo mais elevado em relação aos outros modais. Seu custo fixo é alto (aeronaves, manuseio e sistemas de carga), bem como seu custo variável, apresenta alto custo de combustível, mão-de-obra, manutenção, etc.
Vantagens
a velocidade elevada; distância alcançada; segurança (roubos, danos e extravios); redução de custo com estoque.; é o transporte mais rápido; não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso).
Desvantagens
são o custo de frete; tempos de coleta e entrega; manuseio no solo e dimensões físicas dos porões de transporte dos aviões; menor capacidade de carga; valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
Frete
A base de cálculo do frete aéreo é obtida por meio do peso ou do volume da mercadoria, sendo considerado aquele que proporcionar o maior valor. Para saber se