logistica internacional
Segundo o texto, o que diferencia a Zara da concorrência no aspecto logístico é a estruturação de sistema, que permite uma distribuição simultânea de seus produtos para todas as lojas do mundo com elevada e constante frequência, e principalmente velocidade. Toda a produção, independente da sua origem, é recebida nos centros logísticos de sua cadeia, e distribuída para todas as lojas do mundo.
Tal sistema logístico trata-se de uma aplicação informática desenvolvida pelas equipes da empresa, que permite que a recepção do pedido no centro de distribuição até a entrega da mercadoria na loja seja muito rápida, demorando um tempo médio de 24 horas para os estabelecimentos europeus e o máximo de 48 horas para as lojas na Ásia e América.
Essa velocidade, ou por que não dizer eficiência no seu sistema logístico, advém do elevado grau de integração vertical desempenhado em todas as fases do processo da moda: desenho, fabricação, na própria logística e vendas em lojas próprias. A integração vertical permite encurtar os prazos e dispor de uma grande flexibilidade, reduzindo ao mínimo o inventário e diminuindo ao máximo o risco da Moda.
Por meio desse sistema, os clientes de suas lojas de todo o mundo têm acesso rápido e contínuo a todos novos produtos (tendências da Moda), satisfazendo assim aos desejos dos mais variados tipos de clientes. É um modelo capaz de adaptar a oferta aos desejos dos clientes, no menor tempo possível, proporcionando ao cliente contato o que ele quer ver.
Aliado a essa constante disponibilidade de produtos que estão ditando a tendência da Moda, os clientes da Zara tem contato com esse produto em lojas próprias, cujo design interior cria o espaço translucido, em que as roupas e/ou produtos assume o protagonismo, livre de qualquer barreira de contato com cliente.
Portanto, esses conjuntos de fatores se configuram como forma de atrair os consumidores, estabelecendo com esses elos de confiança e