trabalho sobre diretor bela tarr
1.1. Pesquisa sobre seus temas, a forma de filmar, o contexto social e político.
Até 1500, a Hungria era um país estável, tinha um território vasto e uma economia prospera baseada na agricultura.
A primeira invasão do país foi liderada pelos turcos e desencadeou em diversas outras ocupações e conflitos políticos que assinalaram mudanças na sociedade húngara, como diminuição da base territorial e principalmente a grande perda de tradições e traços culturais marcantes.
Sem um maior aprofundamento, apresentarei o contexto político e social deste país, tomando como partida o século XX.
Durante a segunda guerra mundial a Alemanha entra em guerra contra quase toda a Europa, inclusive a União Soviética. Os alemães favorecido de certo poder obrigam os húngaros a lutar por eles, estes em uma tentativa fracassada em 1944 de desistir da guerra faz com que a Hungria seja invadida e ocupada pelos nazistas que inseriram um sistema autoritário onde a repressão da sociedade aumentou e seu território acabou sendo totalmente devastado, se transformando em um palco de guerras e diversos abusos.
Em 1945, a Alemanha se rende e com o fim da segunda guerra mundial a Hungria é vitima de uma nova invasão, desta vez sendo ocupada pelo exercito da União Soviética. Ocupada pelos russos e liderada por um comunista, a Hungria sofre com uma ditadura que vai durar 40 anos. Uma ditadura chamada do proletariado, igrejas e seus seguidores são perseguidos, propriedades particulares são confiscadas pelo estado, os camponeses são forçados a entrar em cooperativas, as prisões ficam lotadas e as torturas e execuções começam a fazer parte do quotidiano das pessoas.
Durante a ocupação soviética, a Hungria pela primeira vez vivenciou uma criação de uma estrutura de bem estar social e de equilíbrio entre as classes sociais, com as camadas mais pobres tendo acesso a saúde e educação, a mortalidade infantil reduzida, aumento da idade media do cidadão entre outros. Porém, em contraponto