Modalidades de Câmbio
Administração de Empresas
Rafael Mendes
RA 20112077
Modalidades de Câmbio
Americana
2014
RESUMO
Este trabalho busca demonstrar as modalidades de câmbio existentes, bem como suas características e utilização. Para melhor compreensão do objeto de estudo, serão utilizados exemplos de estruturas de mercado em que o mesmo está presente. Palavras Chave: 1. Câmbio 2. Estrutura de Mercado 3. Moeda Estrangeira
4. Comércio Exterior.
3
INTRODUÇÃO
A globalização dos mercados criou e fortificou a relação do comércio de bens e serviços entre países, uma vez que cada país ou região possui uma moeda corrente, surge à necessidade de se estabelecer um valor de troca para essas moedas.
O objetivo deste estudo é apresentar os modelos de cambio presentes no mercado e suas características.
4
CÂMBIO
O QUE É CÂMBIO.
Câmbio é operação de compra e venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem. É a conversão de moeda nacional em estrangeira e viceversa.
Considera-se câmbio uma variável macroeconômica que indica o custo de uma moeda quando comparada a outra, através desse indicador é possível determinar o preço de bens, serviços e moedas em operações de comércio entre países. Esse valor também pode ser considerado como indicador do interesse de mercado por determinada moeda.
OBJETO DO CÂMBIO.
As operações de comércio entre países geram diretos e obrigações que são representados incialmente por moeda, essas moedas são chamadas de divisas, dessa forma, podemos considerar este como o objeto principal da atividade de câmbio. DETERMINAÇÃO DO VALOR MOEDA.
Assim como é a tendência do valor das mercadorias, o valor das moedas se ajuste conforme a oferta e demanda da mesma no mercado internacional, quanto maior for a procura por determinada moeda, menor será a quantidade disponível e maior será seu valor para o mercado.
5
DIVISAS.
Divisas são moedas estrangeiras em posse de