operação de cambio de importação
SEMINÁRIO DE TEORIA E PRÁTICA CAMBIAL
OPERAÇÃO DE CAMBIO DE IMPORTAÇÃO
Sumário
Introdução...............................................................................................................
4
Câmbio...................................................................................................................
5
Contrato de Cambio ..............................................................................................
5
Modalidade de Financiamento, pagamento e risco................................................
6
Considerações Finais.............................................................................................
7
Introdução
Importação é o ingresso mercadoria estrangeira em território nacional através do processo de importação, tal que, se divide em três etapas: administrativa, fiscal e cambial.
A parte administrativa refere-se a todos os procedimentos necessários para a importação de acordo com cada operação ou tipo de mercadoria a ser importada. A parte fiscal compreende o despacho aduaneiro mediante recolhimento de tributos e a fiscalização de dados declarados. Já a parte cambial compreende a transferência de moeda estrangeira para o exterior.
Câmbio
O câmbio é a operação de troca da moeda de um país pela moeda de outro país. No processo de importação utiliza-se o cambio para o pagamento ao fornecedor da mercadoria (exportador), em moeda estrangeira. Ou seja, compreende a transferência da moeda estrangeira para o exterior, cujo controle está a cargo do banco central. A citada transferência ocorre por intermédio de um banco autorizado a operar o cambio (mercado de cambio1).
Contrato de Cambio
Toda vez que é realizada uma transação comercial ou financeira entre residentes do exterior acima de 3 mil dólares é