Praticas cambiais
Cambio - troca de moeda Divisas - Disponibilidade de moeda estrangeira que um país possui Bancos estão desburocratizando o processo de cambio, isso significa que não pedem mais Licença de Importação Deferida para fecharem o cambio. É papel do importador fazer a LI, e não do Banco fiscalizar para ver se está ou não deferida. Regime Cambial Brasileiro --> Flutuante Suja (Porque o Bacen intervêm fazendo leilão de compra e venda para manter a taxa cambial dentro de um patamar desejável pelo governo) --> Restrito. Porque há regras para serem seguidas, e obriga o exportador e importar sempre a fecharem cambio em moeda local, sendo proibida uso de moeda estrangeira nas operações nacionais. Sistema de Câmbios Nacionais * Mercado Primário: Banco x clientes (compradores e vendedores de moeda) * Mercado Secundário: Bancos x Bancos Posições Bancárias Brasileiras * Vendida: Quando um banco vendeu mais dólares do que comprou no fim do dia fiscal * Nivelada: Quando há um equilibro entre compra e venda de dólares no fim do dia fiscal (essa é a posição desejada pelos bancos para evitarem riscos de oscilação da moeda no próximo dia fiscal) * Comprada: Quando um banco comprou mais dólares do que vendeu no fim do dia fiscal Obs: BACEN intervém nos bancos para saber as posições de cada um. Pagamento antecipado --> Deve comprovar o embarque em até 180 dias do pagamento. Caso não haja comprovação (ou embarque), em 30 dias após esse período o dinheiro deve ser repatriado.
TAXAS DE JUROS * LIBOR: Taxa de juro da praça de Londres. Usado para empréstimo em dólar ao redor do mundo. * Prime Rate: Taxa mínima cobrada pelos bancos americanos. Aplicada para uso doméstico nos USA. * Euribor: Taxa de juro praticado na zona do Euro ou para operações em Euro. * CIRR: Taxa de juro dos países da OCDE. (Lista países OCDE e data de entrada no grupo)
Alemanha Austrália Áustria Bélgica Canadá Coréia Dinamarca Espanha Estados Unidos Finlândia França Grécia Holanda Hungria Irlanda