A historia do acucar
História e Aplicações do famoso condimento por Albena Ivanova
Escola de Turismo e Hotelaria do Porto, Turma A2 Gestão de Hotelaria- Alojamento
O açúcar está presente em muitos compostos orgânicos e apresenta-se em formas variadas dependendo do composto natural no qual está presente. Por exemplo, o açúcar presente nas frutas é a frutose, o açúcar presente no leite é a lactose, o que está presente na cana de açúcar é a sacarose, entre outros.
O açúcar na sua forma mais simples inclui a glicose, a ribose e a frutose, já na sua forma mais complexa apresenta a maltose, a sacarose a lactose (açúcar do leite), além, dos trissacarídeos (ex.: melitose).
O açúcar mais consumido no mundo é o refinado. Mais barato, ele é muito utilizado na produção de bolos, doces, gelados e outros produtos. O consumo em excesso deste tipo de açúcar pode gerar obesidade, principalmente em pessoas com vida sedentária.
Os indianos foram os primeiros a utilizar o mosto da cana para produzir o açúcar "bruto", por volta do ano 500 A. C… A cana-de-açúcar é cultivada desde a antiguidade: terão sido os povos das ilhas do Pacífico por volta do ano 20.000 A.C., a descobrirem as propriedades desta planta, que crescia espontaneamente, nas suas terras.
No entanto, foram os árabes os principais responsáveis pela expansão da cana-de-açúcar, no Mediterrâneo entre os séculos VI e IX.
No início do século XV, a história começa a ficar mais doce. O infante D. Henrique resolve introduzir a cultura da cana na ilha da Madeira.
Na sua "viagem" do Mediterrâneo para o Atlântico a ilha da Madeira desempenhou um papel importante. A Madeira passou a ser um pólo de divulgação da cana-de-açúcar para outras zonas, nomeadamente, as Canárias, Açores, Cabo Verde e São Tomé.
Foi numa das tentativas de chegar às Índias que o Brasil foi descoberto, por Pedro Álvares Cabral em 1500 e o mesmo alargou a difusão do açúcar ao Novo Mundo, às Antilhas e ao Brasil.
A planta adaptou-se muito bem às