Resumo de historia Do brasil cana de açucar
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
Os séculos XV e XVI são conhecidos pelas inúmeras viagens que os europeus fizeram em busca da conquista e exploração de novas Terras. Esse período é o das “Grandes Navegações”. Portugal foi o pioneiro nessas navegações, expandindo seu império e buscando novas rotas comerciais.
Os objetivos das perigosas viagens era restritamente econômico. Novas terras significavam novas riquezas, escravos (aprisionados na Costa Africana) e a possibilidade de negociar novos produtos no mercado europeu.
O NOVO MUNDO
Acreditando que a Terra fosse redonda, o navegador italiano Cristóvão Colombo em 1492, usando navios espanhóis, queria chegar ao Oriente seguindo na direção contrária a dos portugueses, isto é navegando para oeste pelo oceano Atlântico.
Em vez de chegar ao Oriente Colombo “descobriu” a America, chamando de índios os habitantes do Novo Mundo. Cristovão Colombo tornou-se conhecido como o primeiro europeu a chegar ao Novo Mundo. Dois anos depois, o navegador italiano Américo Vespúcio explorou a costa da Venezuela e desenhou mapas que ficaram famosos pelo mundo todo. Em homenagem a ele o continente recebeu o nome de América. O continente descoberto só era “novo” para os europeus, pois lá já existiam uma enorme variedade de grupos indígenas, com línguas, costumes e modo de vida diversificado. Desta forma o termo “índio” designado pelos europeus é uma denominação imprópria. O rei de Portugal ficou insatisfeito com a descoberta do novo continente pelos espanhóis. Então propôs um acordo que dividiria as novas terras. O Tratado de Tordesilhas. Acordo assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, estabeleceu que a América seria dividida a partir de uma linha imaginária (o Meridiano de Tordesilhas) a 370 léguas a Oeste das ilhas de Cabo Verde. As terras a oeste pertenceriam a Espanha e as terras a Leste pertenceriam a Portugal.
“DESCOBRINDO” ou CONQUISTANDO O BRASIL?
Em 1498, o navegador português Vasco