resumo da cana de acucar
GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
RELATÓRIO
Anny Kelly Fidelis
VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
2014.
UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO
GPA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Anny Kelly Fidelis
Monica Bueno
Tayna Lima
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia de Alimentos do UNIVAG Centro Universitário, como parte dos requisitos da disciplina de Microbiologia de Alimentos. Professora Selma B. Batista
VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
2014.
Resumo
A cana-de-açúcar é, talvez, o único produto de origem agrícola destinado à alimentação que ao longo dos séculos foi alvo de disputas e conquistas, mobilizando homens e nações. A planta que dá origem ao produto encontrou lugar ideal no Brasil. Durante o Império, o país dependeu basicamente do cultivo da cana e da exportação do açúcar. Calcula-se que naquele período da história, a exportação do açúcar rendeu ao Brasil cinco vezes mais que as divisas proporcionadas por todos os outros produtos agrícolas destinados ao mercado externo.
Introdução
Há milhares de anos o homem já dependia de alguma forma de energia para sua sobrevivência e, segundo Nogueira e Lora (2003), essa energia era obtida principalmente por meio de plantas. Com o aparecimento de novas tecnologias após a revolução industrial no século XVIII associado ao grande crescimento populacional nos últimos séculos, a humanidade passou a utilizar uma grande quantidade de energia. Existe uma grande divergência de quando as primeiras mudas foram introduzidas no Brasil. Segundo o autor, as primeiras mudas de cana-de-açúcar podem ter sido introduzidas no Brasil em 1502 pelos arrendatários portugueses, ou foram introduzidas por Martim Afonso de Sousa em 1532.
Seus produtos são largamente