Impactos Ambientais provenientes de vias de transporte
INTRODUÇAO
Os impactos ambientais consequentes dos investimentos feitos no transporte permitem a separação do espaço, intrusão visual e modificações no uso e ocupação do solo, relacionados à sua infraestrutura. Já sua operação, resulta em efeitos sobre a qualidade de vida dos indivíduos advindos dos ruídos, acidentes e poluições como do ar e da água. Como uma avaliação geral da situação observa-se que há uma redução dos riscos associados aos impactos ambientais e dos riscos do investimento em transportes.
1. IMPACTOS AMBIENTAIS
Os impactos ambientais começam quando se inicia a fabricação dos veículos e da infraestrutura necessária para sua operação. Entretanto, ao longo da vida útil do veículo é onde se encontra os principais impactos, muitos deles associados ao uso da energia necessária para sua movimentação.
Como uma avaliação geral da situação observa-se que há uma redução dos riscos associados aos impactos ambientais e dos riscos do investimento em transportes. Essa avaliação ambiental se inicia com a identificação dos impactos resultantes desses investimentos.
1.1 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
A poluição do ar está diretamente ligada à degradação e se resume à alteração da composição de determinado meio que provoca essa perda.
O transporte rodoviário, por exemplo, utiliza como principais meios de obtenção de energia as fontes de carbono (madeira, lenha e biomassa),esforço humano e animal. O ferroviário utiliza também as fontes de carbono e a eletricidade, já os meios hidroviários e aéreos consomem apenas fontes de carbono.
2. MEDIDAS MITIGADORAS
A avaliação ambiental se inicia com a identificação dos impactos resultantes desse investimento. Após o reconhecimento, é feita uma análise da distribuição dos impactos no ambiente e a identificação dos sistemas afetados. Posteriormente é realizada a avaliação da acumulação e da