relação entre o desenvolvimento da sociologia e o desenvolvimento do capitalismo
Relação entre o desenvolvimento da sociologia e o desenvolvimento do capitalismo
Alunos: Alan Mothé - 201403159191
Érica Ferreira - 201402448317
Osías Raphael Carvalho - 201401418651
Thays Diniz - 201401418171 Vanessa Lima - 201402448351 Andressa Almeida - 201401035728
São Gonçalo
25 de maio de 2014 Introdução
Com o fervor do capitalismo e o amplo desenvolvimento das ciências no Renascimento Cultural, surge a sociologia, marcada pelo estudo da sociedade, que tinha preocupação nas relações de um grupo com o mundo em uma determinada perspectiva. Através de uma racionalidade investigativa que se mantinha livre de tradições morais e religiosas. O capitalismo fez com que as ciências sociais passassem a ser usadas para construir um conhecimento necessário à dominação.
A sociologia surgiu como ciência somente nos séculos XIX, influenciados direto ou indiretamente por vários acontecimentos importantes que aconteceram na Europa do século XV até o século XVIII. Entre eles estão: As grandes navegações, o Renascimento, a Reforma Protestante, a Revolução Industrial, a Revolução Francesa e o Iluminismo.
As grandes navegações contribuíram para os europeus ampliarem o seu conhecimento, contribuiu também para o desenvolvimento do comércio e o fortalecimento dos estados nacionais.
O Renascimento dá ao homem maior valorização, o divino perde forças para o uso da razão. Já se começa a questionar e a criticar o poder político dos reis, a natureza divina dos monarcas, o privilégio dos nobres e do clero a Reforma Protestante veio por em dúvida várias questões impostas pela igreja, que durante a idade média tinha um poder muito grande, quase que inquestionável. Os protestantes faziam criticas a venda de cargos eclesiásticos, o luxo e a riqueza que desfrutavam os membros do alto clero.
Mas o processo de transformação da vida social, econômica e política europeia