Modalidade de redação
Imagine que você queira dissertar sobre o seguinte tema: “O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição”. Sua primeira providência deve ser copiar este tema em uma folha de rascunho e fazer a pergunta: POR QUÊ? Ao iniciar sua reflexão sobre o tema proposto e sobre uma possível resposta para a questão, procure recordar-se do que já leu ou ouviu a respeito dele. É quase certo que você tenha ao menos uma noção acerca de qualquer tema que lhe vier a ser apresentado. O ideal, para que sua dissertação explore suficientemente o assunto, é que você obtenha duas ou três respostas para a questão formulada; estas respostas chamam-se argumentos. Vejamos agora que argumentos podemos encontrar para este tema. Uma possibilidade é pensar que o mundo pode vir a destruir-se por causa dos inúmeros conflitos internacionais que têm ocorrido nestes últimos tempos. Assim, já teríamos o primeiro argumento:
1. Tem havido inúmeros conflitos internacionais.
Pensando um pouco mais sobre o porquê de estarmos à beira da destruição, podem ocorrer-nos mais dois argumentos: o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico, e permanece o perigo de uma catástrofe nuclear. Viu como foi fácil? Os argumentos selecionados são exaustivamente noticiados por qualquer meio de comunicação.
Dessa maneira, obtemos o seguinte quadro:
TEMA: “O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição.”
Por quê?
1- Tem havido inúmeros conflitos internacionais.
2- O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
3- Permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.
Você pode encontrar outros argumentos além destes apresentados acima que justifiquem a afirmação proposta pelo tema. A única exigência é que eles se relacionem com o assunto sobre o qual está escrevendo. Uma vez estabelecido o tema e os três argumentos, você já dispõe do necessário para, agora, na folha definitiva, começar a redigir