Modalidade de avaliação-regina c. haydt
A avaliação diagnóstica deve ser aplicada no início, para que assim o planejamento das atividades de aprendizagem tenham foco no aluno, pois essa avaliação permite ao professor identificar o que o aluno sabe e suas dificuldades. Essa avaliação consiste em sondagens, projeção e retrospcção.
Essa avaliação deve ocorrer a cada início de ciclo de estudos.O professor, ao avaliar seus alunos deve adotar uma visão histórico-crítica, levando em consideração o que o aluno aprendeu e como aprendeu, bem como deve promover o diálogo.
A avaliação formativa ocorre durante o processo de ensino e proporciona o espaço necessário para que o professor repense métodos, conteúdos e afins. Como o próprio nome diz, é durante a “formação” do aluno, ou seja, durante a aquisição das habilidades e competências contempladas que essa forma de avaliação obtém êxito, dessa tanto aluno como professor podem orientar-se quanto os caminhos que a proposta de ensino e metodologia está ou não no caminho proposto inicialmente.
A avaliação somativa ocorre ao final do processo de ensino-aprendizagem, nela são avaliados o que o aluno aprendeu e lhe é atribuída as notas.Atualmente existem varias criticas quanto essa modalidade de avaliação, Haydt afirma que a avaliação somativa supõe uma comparação, pois o aluno é classificado segundo o nível de aproveitamento e rendimento alcançado comparando-se com os demais alunos da sala. Embora a autora critique essa modalidade de avaliação, ela afirma que diante de um ensino seriado faz-se necessária pois fornece meios para quantificar o conhecimento do aluno.
Instrumentos de Avaliação
Para uma avaliação integral do aluno, vários instrumentos devem ser contemplados, bem como a combinação de diversas técnicas de avaliação presentes no cotidiano escolar, dentre as quais podemos destacar: