Modalidades de Avaliação
A avaliação é um componente didático e cumpre importantes funções no processo ensino-aprendizagem. Através dela se verifica o que os alunos conseguiram aprender e o que o professor conseguiu ensinar.
Temos três modalidades de avaliação no processo educativo: Formativa, Somativa e Diagnóstica, onde a avaliação diagnóstica tem maior destaque enquanto função de avaliação.
A modalidade Formativa tem como função controlar e informar a situação do educando no que se refere à evolução da sua aprendizagem. É um processo permanente de reflexão e ação.
Para Perrenoud (1999, p. 103), “... é formativa toda avaliação que ajuda o aluno a se desenvolver, ou melhor, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo...”.
O autor prefere o termo "observação formativa" em vez de "avaliação", devido ao estigma existente em torno da expressão "avaliar", geralmente associada a medir, classificar, dentre tantos outros termos.
Haydt (1997. p. 292-293) diz que:
"... a avaliação formativa pode contribuir para o aperfeiçoamento da ação docente, fornecendo ao professor dados para adequar seus procedimentos de ensino às necessidades da classe. A avaliação formativa pode também ajudar a ação discente, porque oferece ao aluno informações sobre seu progresso na aprendizagem, fazendo-o conhecer seus avanços, bem como suas dificuldades, para poder superá-las...".
A modalidade Somativa tem a função de classificar os resultados de aprendizagem alcançados pelos alunos, de acordo com níveis de aproveitamento estabelecidos. Consiste no quadro diagnóstico geral resultante do final de determinado período letivo evidenciado pela avaliação contínua e cumulativa. Demonstra, portanto para o desenvolvimento da aprendizagem do educando seus avanços e dificuldades e aponta para o modo de progressão.
De acordo com Haydt (1997, p. 18), “...a Avaliação Somativa, com função classificatória, realiza-se ao final de um curso,