O papel do marketing nas empresas.
O papel do marketing nas pequenas empresas. Pesquisem sobre o tema e escolham um case de sucesso de uma pequena empresa brasileira para fazer seus comentários, citando as ferramentas utilizadas, formas de mensuração de resultados, problemas e soluções encontrados. Procurem avaliar, portanto, o antes, durante e o depois do case analisado, ok?
O papel do Marketing nas pequenas empresas
Apesar da grande importância que as empresas de grande porte apresentam para a economia brasileira, atualmente observa-se um forte interesse em conhecer e analisar o segmento empresarial formado pelas pequenas empresas.
Assim como o marketing é fundamental nas grandes empresas, não seria diferente também com as “PPPs”. O marketing é importante pois faz parte das características de empresas vencedoras. As empresas bem-sucedidas são exatamente aquelas que definem o mercado-alvo, identificam as necessidades e expectativas dos clientes, procuram satisfazer seus clientes de forma eficaz e dedicam atenção à qualidade dos produtos e serviços. Como o sucesso da empresa não é determinado pelo produtor, mas sim pelo consumidor, o marketing constitui um fator decisivo para o êxito do pequeno empresário. Como a quantidade de pequenas e médias empresas que surgem são enormes, somente os empresários com o marketing mais eficiente sobrevivem no mercado.
O SEBRAE apresenta diversas empresas pequenas que obtiveram sucesso. Um exemplo é a P3D, empresa que se destaca na produção de softwares educativos. O fato de lançar produtos inovadores e diferenciados no mercado e aproveitar do marketing para “espalhar” sua marca pelo Brasil e pelo mundo, fez da empresa um sucesso absoluto. De 2004 para cá, seus softwares passaram a estar presentes em 200 escolas, 12 estados brasileiros e com tradução disponível para oito idiomas para poder atender outros 20 países.
O diferencial da empresa foi a estratégica utilizada, que se torna o mais importante no caso de empresas de