Didádica
Acadêmico: Mônica G.S. Voigt
Professor-Tutor Externo: Edson Bortolotto
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (BID0194) – Prática do Módulo I
02/07/2012
RESUMO
A Didática sem dúvida nenhuma faz parte da prática educativa de todo educador. Deste modo torna-se imprescindível contextualizá-la historicamente. O objetivo geral desta pesquisa é ver qual o conceito que muitos pensadores tinham a respeito da didática e como isso poderá ser aplicado no dia a dia dos atuais educadores. Método utilizado: Histórico e Comparativo.
Palavras-chave: Didática e seus pensadores, Planejamento de Ensino, Avaliação Escolar.
INTRODUÇÃO
O termo Didática é conhecido desde os antigos gregos (techné didaktiké) que significa arte ou técnica de ensinar, fazer aprender, instruir(COMENIUS,2006). Com isso em mente muitos pensadores a definiram e fizeram um conceito de Didática onde estes serão analisados nesta pesquisa. Também serão identificados os objetivos educacionais, objetivos de ensino e como estes poderão ser elaborados. De forma geral, então, podemos conceituar a Didática como uma disciplina pedagógica que se preocupa com o processo de ensinar e aprender, procurando sempre melhorar a aprendizagem, mas sem perder de vista as finalidades sociais, humanas e políticas últimas da educação.(MARTINS,2011) Deste ponto de vista a Didática deixa de ser uma disciplina meramente técnica e instrumental. O aspecto técnico é importante, mas os aspectos humano e político, não podem deixar de compor o campo de preocupações da Didática. Dependendo do tipo de ser humano que se quer ajudar a formar e para que tipo de sociedade se formar esse ser humano, nossas opções didáticas serão diferentes.
DESENVOLVIMENTO
1 SURGIMENTO HISTÓRICO DA DIDÁTICA A Didática moderna surge especialmente com os trabalhos de Comenius, mas no termo, que nos foi legado pelos gregos antigos já é a muito tempo utilizado,