AVALIAÇÃO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCLUSÃO 8 anexos 10 REFERÊNCIAS 14 APÊNDICES 15 APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 15 ANEXOS 17 ANEXO A – Título do anexo 17
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se a metodologia de avaliação utilizadas na séries iniciais do Ensino fundamental. Esclarecendo que os tais métodos de avaliação devem ser utilizados pelos professores com a intenção de diagnosticar o processo de construção da aprendizagem dos educandos.
Na escola, a avalição, deve ter como finalidade um resultado satisfatório mais próximo do ideal estabelecido. Observa-se que a atual prática de avaliação escolar tem se mostrado com sua função classificação e não o diagnóstico.
O ato de avaliar implica na coleta, na análise e na síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou de qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com um determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto.
O valor, ou, a qualidade atribuídos ao objeto conduz a uma tomada de posição a seu favor ou contra ele. Esta tomada de decisão é o posicionamento a favor ou contra o objeto, ato ou curso da ação, a partir do valor ou qualidade atribuídos, conduz a uma decisão nova: manter o objeto como está ou atuar sobre ele.
DESENVOLVIMENTO
A avaliação da aprendizagem não se constitui matéria pronta e acabada, devem sempre buscar subsídios que fundamentem futuramente o caminho a ser desenvolvido pelo professor durante o processo de avaliação dos educandos.
Ao avaliar o professor deve utilizar técnicas diversas e instrumentos variados, para que se possa diagnosticar o começo, o durante e o fim de todo o pocesso avaliativo, para que a partir de então possa