MKT 1
Turma: Administração - Marketing
Endomarketing: Marketing Interno
É comum ver empresas investindo milhões em novas tecnologias, selos de qualidade, ações de marketing e propagandas para atender seus clientes externos, mas, para o sucesso da organização, há uma etapa anterior a ser seguida. O empresário deve, primeiramente, satisfazer seus clientes internos. Quem nunca ouviu falar que antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo? "Vender" o produto para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho. Assim, surge o endomarketing.
O termo “endo” origina-se da palavra grega “edón”, que significa para dentro, ou seja, é o marketing interno. Ocorre através da integração do departamento de Marketing com o de Recursos Humanos da empresa, uma vez que ambos os setores trabalham de forma interligada visando aumentar o envolvimento do colaborador com a empresa.
Sendo assim, o endomarketing visa satisfazer os clientes internos da companhia, exercendo um papel muito importante na comunicação interna e nas relações interpessoais dos funcionários, através de práticas motivacionais, interação com os familiares, treinamentos, valorizações e ações do gênero para que a satisfação no ambiente de trabalho seja sempre favorável. O colaborador deve acreditar no produto que vende, deve sentir-se parte da empresa. Desta forma, a empresa estará fomentando fãs naturais da sua marca. Os funcionários são alguns dos melhores porta-vozes que uma empresa pode ter. A fórmula é simples: onde existem colaboradores satisfeitos e motivados, o bom resultado aparece!