PBL 1 Mkt
De acordo com Turban (2004, p. 334) no mundo off-line, os consumidores usam dinheiro vivo, cheques e cartões de créditos para fazer compras. Em restaurantes de fast- food, geralmente pagamos em dinheiro. Mas, se compramos um eletrodoméstico em uma loja de desconto, provavelmente usaremos um cartão de crédito. Já pra pagar contas, a maiorias de nós preferimos o cheques. E on-line, como pagamos?
Pagamento on-line com cartões de crédito
Alguns anos atrás, a crença geral era de que os consumidores ficariam extremamente relutantes em usar seus números de cartão de crédito na Web. Suponha-se que seriam necessárias formas especiais de dinheiro eletrônico ou digital para o B2C crescer e se desenvolver. Hoje o CE está prosperando e, como observamos antes, a maioria das compras da Web é paga com cartões de crédito e não com dinheiro eletrônico (Turban, 2004, P. 334).
Entretanto, alguns dados estatístico indicam que o quadro pode mudar no futuro próximo. Em primeiro lugar, a maior parte das pessoas que estarão na internet nos próximos anos ainda nem teve sua primeira experiência na Web. Muitos desses usuários virão de outros países, fora dos Estados Unidos, onde a utilização de cartões de crédito não é tão preponderante (Turban, 2004, P. 334).
Além dos cartões de créditos e da transferência de fundos, os pagamentos eletrônicos (e-payments) são outra opção de pagamento. Entre os muitos métodos de pagamento eletrônico, um traço comum é a capacidade de transferir um pagamento feito por uma pessoa ou parte interessada para outra pessoa ou parte interessada por meio de uma rede, sem interação face a face (Turban, 2004, P. 334).
Se qual for o método de pagamento eletrônico escolhido, usualmente há quatro partes envolvidas (Turban, 2004, P. 334).
1. Emitente. Instituições bancárias ou financeira, que emitem o instrumento de pagamento eletrônico usado para fazer a compra.
2. Cliente/pagante/comprador. A