ANE 113 Pesquisa Qualitativa E Estudos Organizacionais
Fatima Regina Ney Matos2
Resumo
As abordagens qualitativas de pesquisa têm o cerne de sua formação nas ciências sociais e humanas e sua atual aplicação em diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências administrativas. Sua história de desenvolvimento é constantemente marcada, de um lado, por questionamentos, críticas e adversidades paradigmáticas e, de outro, por ganhar legitimidade e força advindas daqueles que fazem bom uso dos seus métodos e técnicas. Este breve ensaio teórico tem por objetivo geral expor, a partir de seus aspectos históricos e principais características, o sentido da abordagem qualitativa de pesquisa, suas tipologias, aspectos que caracterizam uma possível dicotomia entre essa e a abordagem quantitativa, elucidando alguns benefícios da complementaridade e triangulação, bem como algumas dificuldades em realiza-las, sua aplicabilidade aos estudos organizacionais e algumas perspectivas futuras.
Almeja-se que as contribuições deste trabalho sejam refletidas na promoção e impulsão de seus métodos e de suas técnicas, notadamente às inovações metodológicas a que estão diante toda a comunidade científica de modo geral. Como principais considerações têm-se a continuidade do debate aqui proposto e o fortalecimento das metodologias qualitativas, neste campo do conhecimento, à medida que são aperfeiçoados na prática diária de pesquisadores.
Palavras-chave: Metodologia Científica; Pesquisa Qualitativa; Estudos Organizacionais.
Introdução
A pesquisa qualitativa, por meio dos seus métodos e técnicas de coleta e análise dos dados obtidos empiricamente, proporciona opulentas e compensadoras explorações no campo de estudo das ciências sociais, nas quais se incluem as ciências administrativas e os estudos organizacionais, abrindo espaço para pesquisadores que “consideravam suas tradições disciplinares restritas e limitadoras” (GERGEN;