Cartilha De Exerc Cios HA
HIPERTENSÃO
Importância da atividade física
A pratica regular de atividade física é parte primordial das condutas não medicamentosas de prevenção e tratamento de hipertensos (HÁ). Segundo as diretrizes nacionais e internacionais, todos os pacientes hipertensos devem fazer exercícios aeróbicos complementados por resistidos, como forma isolada ou complementar ao tratamento medicamentoso.
Entende-se por atividade física qualquer movimento corporal que eleve o gasto calórico acima do basal. Além de reduzir as PA clínica e de 24 horas, o treinamento aeróbico diminui a PA em situações estressantes. Em alguns casos o treinamento pode levar ao controle da PA independentemente do uso de medicamentos,em outros, pode promover a redução da dose e/ou do número de medicamentos utilizados.
Orientações
Exercícios aeróbicos
Exercícios resistidos
Para a prevenção da HA, recomenda-se que todo indivíduo adulto pratique pelo menos 30 minutos de atividade física moderada em pelo menos 5 dias da semana.
a) a intensidade é um fator importante,pois para o mesmo número de repetições, quanto maior for a intensidade, maior será o aumento da PA;
Para um benefício mais específico nos hipertensos, recomenda-se a execução do treinamento aeróbico
b) contudo, mesmo com intensidade baixa, os exercícios não devem ser realizados até a fadiga concêntrica (quando não se consegue mais fazer o movimento); que pode ser conduzido com diferentes modalidades, pelo menos três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos e em intensidade leve a moderada (40% a 60% da freqüência cardíaca).
c) a maior massa muscular também promove maior elevação da PA e;
d) o período de pausa entre as séries e os exercícios deve ser longo para permitir que a PA retorne aos valores basais.
Benefícios
Alterações
cardiovasculares
Alterações endócrinas e metabólicas Composição corporal comportamento
• Diminuição da freqüência cardíaca de repouso, debito cardíaco no repouso,
resistência