Mitocôndrias
A mitocôndria é uma das organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para respiração celular além de transferir ao ADP a energia existente nas ligações químicas de moléculas alimentícias para formar ATP. É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, a qual processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células do sistema nervoso, do coração e do sistema muscular; uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia.
As mitocôndrias estão imersas no citosol, entre as diversas bolsas e filamentos que preenchem o citoplasma das células eucariontes. Elas são verdadeiras ‘casas de força’ das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares.
A mitocôndria está presente na maioria dos eucariontes, exceto num grupo de protistas chamado Archezoa, apesar da análise genômica destes organismos indicar que podem ter perdido as mitocôndrias ao longo da evolução. A principal evidência disto é o fato de alguns genes codificadores de proteínas mitocondriais terem sido encontrados no genoma nuclear destes protistas. Foi descrita por Altmann, em 1894(que as denominou Bioblastos), sugerindo a sua relação com a oxidação celular. O seu número varia entre as células, sendo proporcional à atividade metabólica de cada uma, indo de quinhentas a mil ou até dez mil dessas estruturas por célula.
Esta apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades chamadas cristais. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomos e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes codificadores de 13 proteínas, de 2RRNAS e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de