O que é mitocondria
As mitocôndrias são organelas com formas variáveis: ovóides, esféricas ou de bastonetes, presentes em todas as células eucarióticas podendo ter formas e tamanhos variados e possuem grande mobilidade.
Uma mitocôndria mede, em geral, entre meio até oito ou dez micrômetros e possui um diâmetro aproximado de meio a um micrômetro. O volume de uma mitocôndria se altera de acordo com a atividade que este desenvolve. A posição e a forma das mitocôndrias não são fixas, pois foi observado que as organelas se movem constantemente. Esses movimentos (ativos e passivos) e a posição das mitocôndrias no interior celular são influenciados pela posição do citoesqueleto. Elas geralmente se localizam próximo aos locais onde existe grande consumo de energia, pois são produtoras de ATP. Por exemplo, nos epitélios ciliados, as mitocôndrias se acumulam perto dos cílios e, nos espermatozóides, ao redor da porção inicial do flagelo, onde tem início a movimentação flagelar.
São constituídas por duas membranas: a mais externa lisa e a interna pregueada, formando as cristas mitocondriais (septos), que delimitam a matriz mitocondrial (solução viscosa semelhante ao citosol), onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular.
Esta organela possui material genético próprio, portanto permite que ela tenha a capacidade de se auto - duplicar, principalmente em tecidos orgânicos que requerem uma compensação fisiológica maior quanto à demanda energética, percebido pela concentração de mitocôndrias em células de órgãos como o fígado (células hepáticas) e a musculatura (fibra muscular). É dessa maneira que surgem as novas mitocôndrias nas células. A capacidade de reprodução das mitocôndrias está associada ao fato de essas organelas possuírem DNA, sendo capazes de sintetizar, elas mesmas, parte de suas proteínas. Nesse aspecto, as mitocôndrias comportam-se como se fossem seres relativamente independentes, que vivem no interior das células