Mitocôndrias
Características - A mitocôndria é um dos elementos mais estudados na Biologia por se tratar de uma das organelas celulares mais importantes que se tem conhecimento.
Constituição - As mitocôndrias são verdadeiras casas-de-força das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares. Sua composição química é riquíssima, notando-se principalmente a presença de DNA, RNA, proteínas, carboidratos, enzimas, ATP (adenosina – trifosfato), ADP (adenosina – difosfato), etc. Toda mitocôndria surge da reprodução de uma outra mitocôndria, sendo que a divisão da mitocôndria denomina-se Condrocinese ou Condrogênese.
Estrutura - A mitocôndria contém as membranas exteriores e interiores compostas de bicamadas de fosfolípidos e proteínas. As duas membranas, no entanto, têm propriedades distintas. Devido a esta organização de dupla membrana, existem cinco compartimentos distintos dentro da mitocôndria. São eles:
-Membrana exterior mitocondrial,
-Espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores),
-A membrana mitocondrial interna,
-O espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna), e
-A matriz (espaço dentro da membrana interna).
Membrana exterior
A membrana externa mitocondrial, o que envolve a organela toda, tem uma proporção de proteína e defosfolípidos semelhante ao da membrana plasmática eucariótica.
Membrana interna
A membrana mitocondrial interna contém proteínas com cinco tipos de funções:
-Aquelas que realizam as reações redox de fosforilação oxidativa
-ATP sintase, que gera ATP na matriz
-Transportes específicos de proteínas que regulam a passagem de metabólitos para dentro e para fora da matriz
-Maquinaria de importação de proteínas.
-Fusão de mitocôndrias e fissão de proteínas
Função - A função da mitocôndria dentro de uma célula é fundamental e diz respeito à respiração da mesma. Todo procedimento de respiração, em qualquer organismo, trata-se basicamente da energia, ou seja, a