mito e filosofia
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA)
Departamento de Filosofia
Curso: Serviço Social Período: 1° Noturno
Disciplina: Introdução à Filosofia
Docente: Severino Dutra
Discente: Rafaely Francelino Gomes Matrícula: 11329153
Pré-socráticos
João Pessoa, dezembro de 2013.
Introdução
O referido trabalho relata as características gerais comumente existentes entre os filósofos pré-socráticos e exponhe especificamente o pensamento do filósofo Pitágoras.
Características Gerais dos Pré-Socráticos
Os filósofos pré-socráticos encontravam na natureza os significantes para seu modelo teórico. A natureza é concebida como útil ao pensamento, oferecendo objetos e motivos para se fazer proposições para pensar e ordenar o mundo. Porém, o pensamento possui autonomia.
Eles representam também um marco no estabelecimento de várias formas de pensar que ainda hoje percebemos no pensamento científico moderno e, inclusive, nas ideias de senso comum. Como, por exemplo, as ideias de opostos, de equilíbrio, o binarismo proposto para a compreensão das coisas percebidas através dos sentidos, e o quanto um conjunto de virtudes humanas está atrelado a estas noções em suas relações de materialidade e imaterialidade, de presença e de ausência, de plena e de vazio.
Pitágoras
O pensamento de Pitágoras, de Samos, cidade próxima a Mileto, exerceu forte impacto sobre o pensamento religioso da época. Propunha substituir o culto aos deuses Dionísio pela matemática como explicação do mundo. Em função de suas ideias, na segunda metade do século VI a.C. , teve que fugir de Samos, devido à perseguição do tirano Polícrates. Fundou uma confraria político-religiosa em outra cidade, com a finalidade de teorizar sobre o equilíbrio que ordena o cosmos e as regras da vida individual e do governo das cidades.
Em algumas teorizações, o objetivo não era