Missão organizacional
A Agricultura Orgânica é praticada atualmente em 120 países. O Brasil já é o segundo maior produtor de orgânicos do mundo e tem 70% de suas vendas voltadas para o mercado externo.
Nota-se que é cada vez maior o número de pessoas que estão buscando uma alimentação mais saudável, na tentativa de resgatar um tempo em que ainda era possível ter à mesa alimentos frescos, de boa qualidade e livres de agrotóxicos.
Agricultura Orgânica
É a produção de alimentos que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável.
A agricultura orgânica está diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável, pois o mundo está cada vez mais rápido e o homem, por necessidade, acompanha a rapidez das máquinas em sua vida.
Com esse processo orgânico, o homem é desvirtuado do processo produtivo particular de produção de comida, tornando-se um consumidor ou um produtor capitalista de gêneros alimentares.
Para começar a trabalhar com a agricultura orgânica, é necessário:
- Pesquisar quais são os cultivos adaptados às condições locais de temperatura, chuvas, altitude e solos, pois as plantas vão crescer naturalmente mais fortes e vigorosas.
É importante lembrar que os cultivos deverão ser resistentes a pragas e doenças, porque não pode usar veneno.
- Usar adubação orgânica, nunca química. Podem ser utilizados, estercos, adubos verdes e compostagem. Com isso fornece a planta uma adubação equilibrada, contendo todos os nutrientes que ela exige nas proporções adequadas às suas necessidades efetivas.
Tanto o excesso como a carência de algum nutriente, rompe o equilíbrio fisiológico normal da planta, levando ao processo de diminuição da sua resistência natural.
Métodos para proteger a plantação
Policultivo
Dois ou mais cultivos plantados na mesma área. Com isso o solo fica mais protegido e ocorre um controle natural