Missão organizacional
"Missão - A razão de existir de uma organização. Esta descreve os valores, aspirações e a razão de ser uma organização." (DAFT, 2005, pg. 155)
"A missão organizacional define o propósito fundamental e único que a organização tenta seguir e identifica seus produtos ou serviços e clientes. Assim, a missão identifica a razão-de-ser da organização - isto é, o que ela representa." (MEGGINSON/ MOSLEY/ PIETRI JR, 1998, pg. 167)
“As missões das organizações são o conjunto das missões das pessoas. Quando as pessoas encontram uma empresa que é um veículo para sua missão pessoal, sua energia e entusiasmo se multiplicam” (SCOTT/ JAFFE & TOBE, 1998, pg. 62)
A missão é a razão, é o porque existe uma organização, é definição dos seus fins estratégicos. É a base do desenvolvimento de todas as metas e dos planos existentes, que se não for bem desenvolvido, pode levar a empresa ao fracasso, a um desastre. Ela identifica a função que a organização pretende desempenhar dentro de seu sistema social ou econômico. A missão organizacional pode mudar com o tempo, aumentando ou diminuindo suas metas. Ela se encontra envolvida também com os usuários de seus serviços ou produtos, até mesmo com os membros de sua empresa de tal forma que, possam identificar suas missões.
2.2 VISÃO ORGANIZACIONAL
"Uma visão é um futuro atraente, ideal, que é crível, porém não prontamente alcançável. Os líderes visionários vêem além das realidades atuais e também ajudam os seguidores a acreditar em um futuro mais brilhante." (DAFT, 2005, pg. 389)
"As visões se baseiam na realidade, mas visualizam o futuro. Elas nos permitem explorar as possibilidades, as realidades desejadas. Por causa disto, elas se tornam a estrutura para o que queremos criar, o que nos orienta quando fazemos escolhas e compromissos de ação." (SCOTT/ JAFFE & TOBE, 1998)
“ Visão é os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma