resenha missão organizacional
Édina Eliane Moraes Gonçalves
Centro universitário Unilasalle, Canoas-RS edinaeliane@gmail.com I) PORTO, Marcelo Antoniazzi. Missão e visão organizacional: Orientações para a sua concepção. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEP / UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
II) CREDENCIAIS DA AUTORIA
Marcelo Antoniazzi Porto é brasileiro, estudante da UFRGS do curso de Engenharia de Produção.III) CONCLUSÕES DA AUTORIA
Independentemente do tamanho da organização, ela necessita compreender qual é sua missão e obter a partir dela a visão, que levara a empresa a atingir a sua missão. Tal processo é longo, e para que ocorra é preciso que todos colaboradores compreendam e se comprometam com os valores da empresa, não a utilizando apenas como um processo de integração do sistema de gestão de qualidade. Embora, o artigo forneça informações uteis, para que a missão da empresa seja entendida e não se perca, é necessário uma mudança de comportamento, o que requer maiores estudos neste sentido, sobre sua aplicabilidade no dia a dia das organizações, pois tal procedimento é de suma importância para orientar as decisões das organizações e balizar a pratica empresarial.
IV) DIGESTO
Conforme consta no artigo estudado, a missão e visão organizacional são muito utilizadas nas organizações, porem a sua real importância e até mesmo diferença não ficam bem esclarecidos, além de ser pouco utilizada e incorporada no dia-a-dia das organizações.
A definição de missão mais frequentemente utilizada, é que ela representa a razão de ser de uma empresa, essa razão de ser pode ser restrita, como por exemplo, a Toyota Motor Corporation que costumava definir em sua missão “automóveis como seu negócio”, e depois veio a expandir sua missão para “mover pessoas” a tornando muito mais abrangente (Johnston & Daniel, 1993). A missão deve ser documentada para favorecer a sua consolidação, e em sua definição