Missão e Visão organizacional
NOME: Josimar Alceu Soares
DISCIPLINA: Pensamento Estratégico PROFESSOR: Fábio Maia
Resenha sobre o texto “MISSÃO E VISÃO ORGANIZACIONAL: ORIENTAÇÕES PARA A SUA CONCEPÇÃO”
O autor de Marcelo Antoniazzi Porto, no texto proposto, elenca a atual crescente disponibilidade das empresas brasileiras em discutir e seguir enunciados de missão, visão, princípios, valores, entre outros elementos, em processos de implementação de sistemas de gestão da qualidade.
Especificamente nesse texto, se contempla dois enunciados: Missão e Visão. Partindo da premissa de que há diferença entre estes dois elementos, podemos levar em consideração, as seguintes orientações para definir a estratégia de uma determinada organização:
MISSÃO: É a razão da existência de alguma corporação ou negócio. Pode-se dizer que é o “Por que desta atividade”. Muitos objetivos podem incorrer na escolha da missão: família, clientes, imagem da empresa, o nível de produtos e serviços, entre outros. Trata-se de um propósito básico que coloca o foco da organização nos valores considerados pelos vários stakeholders, e não somente no valor de produtos ou serviços.
VISÃO: É uma concepção muito particular a cada organização. Retrata um estado futuro do ponto de satisfação que se quer chegar. É o que queremos de resultado no desenvolvimento da missão empresarial. Outro ponto importante da visão da corporação é o tempo que se espera alcançar o vislumbramento a ser alcançado. Pode-se também compreender como o “combustível” que te move a alcançar os objetivos. Uma visão comum do negócio entre os colaboradores em si, pode trazer um grande ganho corporativo em processos, produtos e serviços (vale mais que mil palavras para motivar uma equipe a chegar a algum lugar almejado, sendo de fácil adesão por todos).
Ambos os enunciados, não tem uma premissa homogenia e perpétua, podendo ser modificada e melhorada ao longo do processo de implementação do plano estratégico. A missão