Santa maria ate quando
Santa Maria Boate Kiss – Repercussões Sociais, Políticas e Jurídicas.
DELIMITAÇÃO DO TEMA
CAPÍTULO I – DOS FATOS
A festa denominada “Agromerados” iniciou-se às 23 horas de 26 de Janeiro de 2013, sábado, na boate Kiss, localizada na rua dos Andradas, 1925, no centro da cidade de Santa Maria (RS). A festa foi organizada por estudantes de seis cursos universitários e técnicos da Universidade Federal de Santa Maria. Duas bandas estavam programadas para de apresentarem à noite. Estimou-se que entre quinhentos e mil pessoas estavam na boate. Eram na maioria estudantes uma vez que, como descrito, ocorria uma festa da UFSM, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Por volta das 2h30min de 27 de janeiro, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, a segunda a se apresentar na noite, um sinalizador de uso externo foi utilizado pelo vocalista da banda. O sinalizador soltou faíscas que atingiram o teto da boate, incendiando a espuma de isolamento acústico, que não tinha proteção contra fogo. Os integrantes da banda e um segurança tentaram apagar as chamas com água e extintores, mas não obtiveram sucesso.
Aproximadamente 40 segundos depois das pessoas perceberem que se tratava de fogo, a fumaça já havia tomado conta e o caos estava instalado no ambiente superlotado do estabelecimento.
Em cerca de três minutos, a fumaça espessa e tóxica se alastrou por toda a boate, circunstancia comprovada pela prova testemunhal, pericial e por vídeo, extraído de um telefone celular pertencente a uma pessoa que se encontrava no interior da boate. Fazendo com que muitas pessoas desmaiassem tão logo aspirassem o ar impregnado da fumaça originada da queima.
“O artefato usado pela banda é conhecido como Sputnik. Segundo a Associação Brasileira de Pirotecnia (ABP), deve ser usado em ambiente externo e solta faíscas que chegam a quatro metros de altura, mais do que a altura do teto da boate. Deve ser colocado no chão para ser aceso, libera