bacia hidrografica santa maria
JOAQUIM
JULIANA
MILENY
JÁIRO
TRABALHO DE HIDROLOGIA – BACIA HIDROGRÁFICA DE SANTA MARIA DA VITÓRIA
SERRA
2011
JOAQUIM
JULIANA
MILENY
JÁIRO
TRABALHO DE HIDROLOGIA – BACIA HIDROGRÁFICA DE SANTA MARIA DA VITÓRIA
Trabalho apresentado à disciplina de Hidrologia, do curso Engenharia de Produção Civil, da Faculdade do Centro Leste, como requisito parcial para avaliação na referida disciplina.
Orientador: Profº.
SERRA
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O Espírito Santo possui 12 bacias hidrográficas que desempenham o papel da manutenção da vida e da economia do Município de Vitória e do Espírito Santo.
As bacias hidrográficas dos rios Santa Maria e Jucu abastecem quase 50% da população do Espírito Santo, além servir de insumo para indústrias de grande porte e pólos industriais e irrigação para o setor agropecuário, especialmente para a produção de hortifrutigranjeiros, uma das economias mais importantes da região serrana.
2 BACIA HIDROGRÁFICA DE SANTA MARIA DE VITÓRIA
A Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória apresenta uma área de drenagem de aproximadamente 1.844 Km² e envolve o município de Santa Maria de Jetibá e parte dos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória. Entre os principais afluentes do Rio Santa Maria podem ser citados os rios Possmouser, Claro, São Luís, Bonito, da Prata, Timbuí, Mangaraí, das Pedras, Caramuru, Duas Bocas, Triunfo, Jequitibá, Farinhas, Fumaça e São Miguel.
Não resta dúvida de que essa é uma das regiões mais bonitas do Estado, mas que apresenta alguns graves problemas que impedem que a água da Bacia seja usada por todos que dela dependem, ou seja, problemas que comprometem o uso múltiplo dos recursos hídricos. O Rio Santa Maria da Vitória nasce na localidade de Alto Santa Maria, no município de Santa Maria de