IMIGRA O ITALIANA EM Santa Maria e Silveira Martins
Resumo a partir de livros editados pela UFSM e 1 Revista
Professora Marta DalAsta Antunes
Acadêmica M de Luján M da Rocha
Curso de Turismo Unifra
TEMA DO SEMESTRE: CIDADES CREATIVAS
Santa Maria 3 de dezembro de 2013
Inicio de tudo
Na sua obra dedicada as crianças, mas que pode na sua singeleza e verdade chegar também ao coração dos adultos ,A imigração italiana em Silveira Martins:
Uma História de Esperança
Valeska Fortes de Oliveira
E Helenise Sangoi Antunes, trazem uma suave e forte mensagem as crianças – e a resposta a todos nós também mesclados com italianos embora com outras raízes como portuguesa , açoriana , espanhola , alemã – no resumo legítimos gaúchos –por que deixaram os italianos a Terra de incrível arquitetura de imensa ilha de sól escaldante e de montanhas geladas no inverno, de verdes montanhas e vales na Umbria ..do sól radioso no ceú azul da Toscana ...
Muitos nonos e nonas, contaram a estória .Iniciamos vendo o mapa da Italia , empobrecida pelas guerras da unificação do País ,na II metade do século XIX , também com grandes latifúndios e falta de trabalho . Os Italianos buscam sair da miséria e vivem na Itália da época uma realidade dura demais, Sair era sobreviver.
No final da II metade do séc XIX ,já na suas últimas décadas o Brasil liberta totalmente seus escravos .A princesa regente Izabel filha do Imperador D Pedro II , liberta totalmente os escravos em 1888 e em1889 cai a Monarquia.
As fazendas de café de São Paulo necessitam muita mão de obra e então os donos de cafezais pensam em primeira linha no trabalhador italiano para substituir o escravo.
Os italianos vivem a Utopia da América .Alcançam a liberdade e algumas terras sonhadas a´pos duras lutas , cruéis injustiças e trabalho de sól a sól.
2 Antes disto a travessia na 3 classe de naves superlotadas , a falta de higiene ,a má alimentação e muitas doenças decorrentes causam até a morte .
A