Miscibilidade e solubilidade de compostos organicos
1.0 INTRODUÇÃO
A solubilidade é uma importante propriedade das substâncias e compostos orgânicos, pode–se observar que a solubilidade de um material é uma característica que depende também do solvente. Assim, uma substância pode ser solúvel em um solvente e não solúvel em outro, da mesma forma um mesmo solvente dissolve substâncias distintas de maneira diferente.
Os testes de solubilidade de compostos orgânicos são importantes para a caracterização química, pois permitem prever a presença ou ausência de determinados grupos, esses testes podem classificar a substância em acida, básica ou neutra. A solubilidade em água dá-se o nome de hidrofilia ou lipofobia e a solubilidade em lipídios é chamada de lipofilia ou hidrofobia.
A solubilidade é extremamente importante nas séries homólogas. Por exemplo, as atividades antibacterianas de certos álcoois primários, cresóis, fenóis alquílicos e anestésicas locais dos ésteres do ácido p-aminobenzóico estão diretamente relacionadas com sua lipossolubilidade.
Certos grupos químicos caracterizam-se pela propriedade de conferir hidrossolubilidade às moléculas de que fazem parte. Em tais grupos, chamados hidrofílicos, lipofóbicos ou polares podem ser citados em ordem decrescente de eficiência: -OSO2ONa ; -COONa ; -SO2Na ; -SO2H. Os menos eficientes são os grupos: -OH ; -SH ; -O- ; -CHO ; -ONO ; -NO2 ; -NH2 ; -NHR; (R =alquil) ; -NR2 ; -CN ; CNS ; -COOH ; -COOR ; -OPO3H2 ; -Cl ; -Br e –I.
A solubilidade de compostos orgânicos apresentam duas principais categorias, a solubilidade decorrente da miscibilidade e a solubilidade resultante de uma reação química, que são usadas solventes apropriados para a cristalização analises espectrais e reações químicas. Pode-se observar o caráter da molécula polar ou apolar, qual dissolve mais, determinando a concentração de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. No decorrer deste