Quimica organica
UNIC TANGARÁ DA SERRA
Departamento de Farmácia
QUÍMICA ORGÂNICA
RELATÓRIO DE SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Trabalho de pesquisa apresentado à Universidade de Cuiabá-UNIC Tangará Sul, Curso de Farmácia, como requisito de avaliação, sob a orientação da Professora Gabriela Bortoli Jahn.
TANGARÁ DA SERRA
2013
INTRODUÇÃO
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas.
OBJETIVO
Identificar compostos orgânicos, através de testes de solubilidade, com intuito de identificar se os compostos são solúvel ou insolúvel, miscível ou imiscível, ou se forma corpo de fundo.
MATERIAIS E MÉTODOS
Trabalhamos com:
MATERIAIS: Estante, Pipetas de Pasteur, Tubos de Ensaio, Espátulas, Bastão de Vidro.
REAGENTES: Açúcar, Óleo comestível, Parafina, NaCL, Isopor, Glicerina.
SOLVENTES: Água, Etanol, Hexano e Acetona.
Com esses realizamos uma sequência de testes com o intuito de identificar a solubilidade e a miscibilidade dos compostos.
RESULTADOS
A solubilidade está intimamente relacionada à polaridade da molécula - o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido à polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis.
Por outro lado a miscibilidade, caracteriza a capacidade que uma substância líquida tem de se misturar, formando um sistema homogêneo, ou se dissolver em outro líquido. Neste caso, geralmente considera-se a miscibilidade como uma propriedade mútua entre os dois líquidos do sistema. Os líquidos que formam